Acompanhe este blog. Seja um "Seguidor"
Páginas
- Início
- Saci-Pererê
- Curupira
- Iara
- Vitória-Regia
- Ceuci
- Jurupari
- Mandioca
- Boitatá
- Cobra Grande
- Mula-sem-Cabeça
- Mãe-de-Ouro
- Negrinho do Pastoreio
- Bruxas
- Dama de Vermelho
- Bicho Papão
- Diabinho da Garrafa
- Lobisomen
- Galo de Barcelos
- Boto Cor-de-Rosa
- Trevo de Quatro Folhas
- Papa Figo
- Bumba meu Boi
- Erva Mate
- MuiraQuitã
- Barba-Ruiva
- Cuca
- Chibama
- Sol
- Lua
- Guaraná
- Fogo
- Encantadas
- Os Diamantes
Lendas e Mitos do Folclore Regional Brasileiro
Comum em todo Brasil:
A Bruxa dos medos infantis só aparece nas ameaças noturnas quando a criança teima em não dormir. É um mito comum em todo Brasil e ora se confunde com a Cuca, ou outras figuras da noite, usadas desde os tempos antigos para controlar crianças inquietas.
Interessante mito do nosso Folclore que algumas vezes se confunde com o Saci, ou mesmo com o Heroi que liderou a rebelião dos Palmares Alagoanos. É um mito que explica inclusive de onde surgiu algumas expressões importantes do nosso vocabulário.
Embora a maioria a identifique como uma velha enrugada, de cabelos brancos e assanhados, muito magra, sempre ávida por crianças que não querem dormir cedo e fazem barulho, há muito mais por trás desse curioso mito de nossa cadeia folclórica.
Personagem protetor das florestas e dos animais e tem os pés ao contrário. Dizem ter origem dentre os Tupis. Mas, na verdade, pode ser um mito comum em todo o mundo, inclusive em todo Brasil, com pequenas variações entre as regiões.
Animal extraordinário que vive nos rios e tem os olhos de fogo. Este mito, apesar de muito comum entre os índios, ocorre em todo país, na América do Sul e Central.
Misteriosa criatura, ora pássaro, ora gente, que vive nas matas. Embora muito comum nos estados da Região Norte, é conhecido no País inteiro. Trata-se de uma variação da Lenda do Saci Pererê e do Caipora.
Criatura metade homem e metade lobo. De acordo com a lenda se alimentava de crianças. Lenda Européia, mas hoje comum em todo mundo.
Uma estranha aparição que corre pelas ruas dos pequenos povoados assustando todo mundo. Dependendo da região, ela pode ou não ter cabeça.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Hahahahhaha infantil��
ResponderExcluirEaeeeeeeee
ResponderExcluirMuito bom
ResponderExcluir