Acompanhe este blog. Seja um "Seguidor"

Papa Figo


O Papa Figo, ao contrário dos outros mitos, não tem aparência extraordinária. Parece mais com uma pessoa comum. Outras vezes, pode parecer como um velho esquisito que carrega um grande saco às costas.


Na verdade, ele mesmo pouco aparece. Prefere mandar seus ajudantes em busca de suas vítimas. Os ajudantes por sua vez, usam de todos os artifícios para atrair as vítimas, todas crianças claro, tais como; distribuir presentes, doces, dinheiro, brinquedos ou comida. Eles agem em qualquer lugar público ou em portas de escolas, parques, ou mesmo locais desertos.

Ele costuma sair à noite ou ao fim da tarde, na hora do crepúsculo, aproveitando o horário de saída das escolas. Seu aspecto pode variar de região para região. Algumas vezes é velho, sujo, sofre de hanseníase e tem o corpo coberto de chagas. Pode, também, ser alto, magro, pálido e com a barba por fazer. Às vezes, carrega um saco. Procura por crianças, atraindo-as com o intuito de raptá-las, extraindo-lhes, a seguir, o fígado.


Segundo a crença popular, o sangue é produzido no fígado. Quando este não funciona bem, o sangue apodrece, causando a lepra. A cura estaria no consumo do órgão sadio. Mas somente o fígado infantil teria pureza e força suficientes para aliviar o sofrimento dos hansenianos. E sempre haveria alguém disposto a pagar qualquer preço por tão poderoso e raro lenitivo.

É mito que ocorre em todo o Brasil, convergindo para outras figuras do ciclo do pavor infantil, como o lobisomem, o negro velho e o homem do saco. Segundo a versão registrada por Ademar Vidal, referente à Paraíba, a fim de não cometer injustiças, o papa-figo restringia sua caça apenas aos meninos mal-comportados, desobedientes, teimosos ou chorões.


Origem: Mito muito comum em todo meio rural. Acredita-se que a intenção do conto era para alertar as crianças para o contato com estranhos, como no conto de Chapeuzinho Vermelho.

15 comentários:

  1. Me ajudou muito na tarefa de casa algumas das lendas me deram muito medo mas outras eram muito legal.

    ResponderExcluir
  2. O blog me ajudou muuito em um trabalho enoorme sobre o folclore que estou fazendo!!

    ResponderExcluir
  3. Sem sombra de duvida é a historia que mais tinha medo quando criança pela realidade em si, na minha rua tinha um senhor velhinho e os adultos falavam que ele era o papa figo kkkkkkkk, tadinhas das crianças.

    ResponderExcluir
  4. O Brasil é um pais muito rico culturalmente, amo esse Brasilsão veio de guerra!

    ResponderExcluir
  5. Acabo de achar todo o conteúdo para o meu trabalho sobre folclore Brasileiro, muito obrigado por toda essa ajuda que me deram....valeuuuuuuuu

    ResponderExcluir
  6. Essas lendas são bem legais

    ResponderExcluir