Acompanhe este blog. Seja um "Seguidor"

Galo de Barcelos


GALO DE BARCELOS

Barcelos é uma cidade situada na região do Minho, ao norte de Portugal, repleta de monumentos, sendo o maior deles um simples galinho. O Galinho de Barcelos se tornou um símbolo de felicidade, honestidade, integridade, confiança e honra. É presença marcante
nas festas tradicionais e nas vitrines portuguesas, sendo oferecido aos turistas como o souvenir mais popular de Portugal.


A curiosa lenda do galo data do século XVI. Segundo ela, os habitantes da região estavam alarmados com um crime cometido ali e que ficara sem explicação. Portanto, o criminoso era desconhecido. Certo dia surgiu um suspeito que foi preso pelas autoridades locais. O pobre homem jurava inocência e dizia estar peregrinando a San Tiago de Compostela para cumprir uma promessa, mas não convenceu e foi condenado à forca. Antes da execução, o homem pediu que o levassem à presença do juiz. Na casa do magistrado estava acontecendo uma grande festa, com muitos convidados, e diante de tantas pessoas reafirmou sua inocência e apontou para um galo assado que estava sobre a mesa exclamando: 

- "É tão certo eu ser inocente, como é certo este galo cantar quando me enforcarem". 

Diante de tal situação, ninguém comeu o galo assado e o que parecia impossível, tornou-se realidade, pois no momento do enforcamento, o galo levantou-se e cantou. O juiz correu até o local da forca e livrou o pobre inocente da morte. Alguns anos se passaram e o homem retornou a Barcelos e ergueu o monumento do Galo de Barcelos em louvor a San Tiago e Nossa Senhora. 

Os moradores da cidade perpetuam a história modelando galinhos de barro, simples e coloridos

17 comentários:

  1. muito mais muito boaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir
  2. dddddddddddddddddddddddddddddddddddddd

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Eu também gostei da história,a minha professora mandou eu escrever essa história no caderno

      Excluir
  4. muito bom para aprendizagem do folclore

    ResponderExcluir